De acordo com o Princípio 3 da Carta Mundial do Solo revista (World Soil Charter), aprovada em 2015, “A gestão dos solos é sustentável quando se mantêm ou melhoram os serviços de suporte, de aprovisionamento, de regulação e culturais que os solos proporcionam, sem comprometer significativamente as funções do solo que tornam possíveis esses mesmos serviços ou a biodiversidade. É de particular preocupação assegurar a compatibilização entre os serviços de suporte e de aprovisionamento para a produção vegetal e os serviços de regulação que os solos asseguram quanto à qualidade da água, às disponibilidades hídricas e à concentração de gases com efeito de estufa na atmosfera”.
Em 2017 a FAO publicou as Voluntary Guidelines for Sustainable Soil Management (VGSSM), posteriormente traduzidas para língua portuguesa numa iniciativa da Parceria Portuguesa para o Solo e na qual participaram diversos colegas da SPCS. Esta versão foi publicada pela FAO em 2019 com o titulo: Diretrizes Voluntárias para a Gestão Sustentável dos Solos.
Anteriormente, também numa iniciativa da Parceria Portuguesa para o Solo em colaboração com a SPCS foi realizado o Seminário “Linhas Orientadoras para a Gestão Sustentável do Solo” – 20 de Novembro 2017 – Oeiras, do qual foram publicadas as conclusões: Gestão Sustentável do Solo – Linhas de Orientação. Conclusões do Seminário realizado em 20 de Novembro de 2017, INIAV-I.P., Oeiras.