A equipa portuguesa, dinamizada pela Sociedade Portuguesa das Ciências do Solo (SPCS), participou no 1st European Soil Judging Contest, que teve lugar entre os dias 1 e 5 de setembro em Alcoi, Espanha, no âmbito do VII Eurosoil.
Esta competição de observação, descrição, avaliação e classificação de solos (pela primeira vez a nível internacional com a aplicação obrigatória de duas classificações, a WRB e a Soil Taxonomy) envolveu oito equipas oriundas da Alemanha, Espanha, França, Hungria, Itália, Letónia, Polónia e Portugal.
Foi a primeira vez que Portugal participou num concurso de classificação de solos. A equipa portuguesa ficou em segundo lugar na classificação geral, que combina o desempenho coletivo da equipa com as pontuações individuais dos seus membros. Conquistou ainda o terceiro prémio da classificação individual, atribuído ao estudante João Antunes (ISA/INIAV).
Muitos parabéns aos membros da nossa equipa: Ana Royer (CIMO-IPB), Lemerson Brasileiro (UAveiro), João Antunes (LEAF-ISA/INIAV) e Vanessa Almeida (GreenUPorto).
Estes eventos têm como principal objetivo motivar os jovens para o estudo das ciências do solo, através de uma experiência prática de aplicação de conhecimentos teóricos sobre os sistemas de classificação do solo. Ao mesmo tempo, desenvolvem competências fundamentais para a interpretação das características de diferentes solos, condição básica para a sua gestão sustentável.